STEVIA: UM INGREDIENTE NATURAL, DOCE E SEM CALORIAS

Compartilhe

A Stevia é um ingrediente sem calorias, extraída de um planta nativa da América da Sul (Steviarebaudiana), que contém as substâncias químicas naturais que dão um sabor doce às folhas.

Os índios Guarani usaram a planta como um adoçante há quase 1.500 anos

Na sua forma mais comum de pó branco, a stevia chega a ser de 70 a 400 vezes mais doce que o açúcar de mesa.

A Stevia tem como seus principais benefícios:

  • Não causa diabetes;

  • Não contém calorias;

  • Não altera o nível de açúcar no sangue;

  • Não é tóxica;

  • Inibe a formação da placa e da cárie dental

  • Não contém ingredientes artificiais;

 

A segurança do consumo da Stevia, inclusive por diabéticos, é atestada por mais de cem estudos científicos e por comitês de especialistas em ingredientes, como a JECFA da Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Autoridade Européia para a Segurança de Alimentos (EFSA).

  Desta forma, para que os adoçantes não tragam risco à saúde é preciso conhecer os seus limites de consumo diário recomendado e não os ultrapassar. Esses limites são estabelecidos através de muitos estudos científicos que comprovam a inexistência de efeitos adversos decorrentes do consumo de cada adoçante.

Agora a Stevia é permitida em mais de 150 países no mundo!

No Brasil, a legislação sobre os aditivos alimentares segue os critérios adotados pelo JECFA, tanto para a liberação de um adoçante, quanto para a definição de limites de quantidade utilizados em alimentos e bebidas (RDC nº 18, de 24 de março de 2008).  

A IDA (ingestão diária aceitável) foi definida para os glicosídeos de esteviol (os componentes doces extraídos da folha da Stevia) e é representada como equivalentes de esteviol de 4 mg/kg de peso corporal por dia. Isso equivale a cerca de 10 mg de extratos de Stevia de alta pureza/kg de peso corporal por dia.

A Stevia está disponível em pó, extrato líquido e até em pequeninos tabletes que você pode usar em seu café ou chá, e ainda como ingredientes de alimentos e suplementos alimentares para realçar o sabor, adoçando.

 

Os consumidores têm procurado uma maneira natural de adoçar produtos sem calorias, e a Stevia é um bom exemplo de inovação de ingredientes que pode ser útil para um estilo de vida equilibrado.

REFERÊNCIAS

1. EFSA PanelonFoodAdditivesandNutrientSources, Food (ANS)EuropeanFoodSafetyAuthority (EFSA), Parma, Italy, 2010

2. SafetyEvaluationonCertainFoodAdditivesPreparedby 69th Meeting of Joint FAO / WHOExpertCommitteeonFoodAdditives (JECFA), 2.2.5